SERMÃO: A ORAÇÃO EFICAZ

 

Preguei, na minha igreja, Igreja Evangélica Pão da Vida, no dia 07/05/14. Esse sermão é uma bênção! 


TEMA : A ORAÇÃO EFICAZ

Texto: vários, ao longo do sermão.

INTRODUÇÃO: Quantas vezes oramos e temos a impressão de que nada acontece? Isso já aconteceu com você? Vivemos num mundo corrido, difícil, e isso tem nos trazido muito estresse,  preocupação, levando-nos a orar ao Senhor por vários motivos.

E por falar em mundo difícil, lembrei-me agora de uma história interessante. Um dia, dois amigos se encontraram. Um deles falou: Rapaz, você está bem! Feliz! Dê essa fórmula, porque é difícil encontrar alguém assim! O outro disse: Ah, é simples! Parei de me preocupar com as coisas! Como você conseguiu?!, falou o amigo. Contratei alguém para fazer isso por mim. De graça? Falou o amigo. Não, respondeu o outro, vou pagar cinco mil por mês. Mas como você vai conseguir pagar? retrucou o amigo. É a primeira coisa que ele vai ter que se preocupar.

Mas voltando ao nosso tema, há algumas coisas na Bíblia que nos intrigam, o Salmo 23 nos diz “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. Mas por que nos falta tanto? Então algo está errado! Deus responde a todas as orações de seus servos que chegarem até a ele. Isso ocorre de três maneiras: dizendo sim, dizendo não ou dizendo espere.

Vamos analisar alguns personagens bíblicos que tiveram a promessa do Salmo 23 cumprida em suas vidas:

1.     Jabez (I Crônicas 4. 9, 10): ele recebeu o que pediu porque estava disposto a devolver para Deus sendo uma pessoa ilustre (que vem da raiz luz), sendo luz, por iniciativa sua.

2.     Salomão (2 Crônicas 1. 7, 10): ele pediu sabedoria a Deus, quando foi indagado sobre o que queria. Agora veja o segredo dele para ser atendido, ele queria isso para devolver em favor do povo de Israel. Deus se comoveu com tal atitude que que deu para ele além do que foi pedido (2 Crônicas 1. 11).

3.     Ana (I Samuel 1. 11): quem não se lembra da história dessa mulher, casada com um homem chamado Elcana e tendo como rival Penina, uma mulher que a atormentava muito, porque Ana era estéril. Ela pediu um filho ao Senhor, mas veja só: ela prometeu devolvê-lo para Deus e o fez. Deus amou a sua atitude que lhe deu mais cinco filhos.

Você pode estar pensando: quando oro sinto Deus tão distante! Talvez por isso não responda minha oração. Quando você sente que Deus está longe, adivinha quem se afastou? Se há algo errado, tenho certeza que não é com Deus!

 

 

No campo espiritual, o oposto de ignorância não é conhecimento, é obediência. Você quer ser sábio? Você é sábio, meu irmão, quando obedece! Não é preciso saber todos os porquês.

Você sabia que a proposta que Deus lançou para Salomão ao dizer “pede-me o que queres que eu te dê”, nós já recebemos? Jesus nos falou isso em Mateus 7: Pedi e dar-se-vos-á: buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”. É o mesmo Deus e a mesma situação. Pede e será dado, uma verdade bíblica!

Por que então choramos pelos cantos? Por que nós pedimos, pedimos e a nossa vida continua com problema? O que será que acontece? Vamos ver Tiago 4.3a “pedis e não recebereis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.

Há coisas que pedimos pensando que para o nosso bem, mas só Deus sabe! O Salmo 37 diz “Deleita-te no Senhor e ele realizará todos os desejos do teu coração”. Aqui está falando de priorizar Deus, buscar Deus pelo prazer de tê-lo na sua vida.

Entenda uma coisa: às vezes Deus abençoa dando, outras abençoa tirando!

            Um filho menor de idade chegou para o pai e disse: pai, quero seu carro emprestado. O pai disse: Não           posso dá, só quando você fizer dezoito anos!

O povo e os discípulos queriam coroar Jesus rei, mas por seus próprios interesses: Judas, por exemplo, com certeza, em ser Ministro das Finanças, o povo poderia se livrar dos romanos.

Que você possa entender a real vontade de Deus para a sua vida e a sua oração possa ser atendida sempre. Fica para você Isaías 58. 6, 7, 8, 14.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário