O ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO CONSTANTE A NOSSO FAVOR


Preguei essa mensagem no dia 18 de setembro de 2013, na igreja que congrego: Igreja Evangélica Pão da Vida.

TEMA: O ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO CONSTANTE A NOSSO FAVOR

GÊNESIS 1.2: “E a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo; o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”.

INTRODUÇÃO: Gênesis 1.2 relata sobre o Espírito Santo. A primeira vez que o Espírito Santo é mencionado na Bíblia, ele apresenta-se com uma de suas principais características, que é movimentar alguma coisa.

MAS QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
Ele é Deus. No Antigo Testamento, nós o vemos movendo-se sobre a massa caótica do universo e presente em toda parte. Aqui ele tem a faculdade de produzir efeitos sobrenaturais e habita com o povo de Deus. Também transmite poderes, como força, perícia e sabedoria, além de ter inspirado os profetas. Já no Novo Testamento, ele ocupa-se do reino do Messias e de sua própria dispensação. Ele atuou na concepção miraculosa de Jesus.
O ESPÍRITO SANTO TEM A FUNÇÃO DE REVERTER TRÊS SITUAÇÕES NEGATIVAS EM NOSSA VIDA ESPIRITUAL:

1.       Tira-nos da acomodação.
Toda pessoa que serve a Jesus tem que ter sua vida fundamentada nos quatro pilares da vida cristã, que são:
1.1   Fé – Romanos 1.17 diz na parte b do versículo “...mas o justo viverá pela fé.”.
1.2   Santificação – em Hebreus 12.14 o autor nos fala: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” .
1.3   Experiências espirituais - “Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Coríntios 3.18).
1.4   Conhecimento de Deus – a parte “a” do versículo 3 de Oséias 6 nos convida a isso: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor...”.

Quando permitimos que a nossa vida cristã fique acomodada, esses pilares não crescem e temos uma vida cristã medíocre, ou seja, insignificante, apagada. O Espírito Santo trabalha para que isso não aconteça.

2.       Aquece a nossa vida espiritual.
Uma pessoa fria é aquela que perde o prazer nas coisas de Deus.  (1 Coríntios 11.29). O crente espiritualmente morno é atraído pelo pecado e passa a andar no limite. Apocalipse 1.16 afirma que esse tipo de crente é rejeitado por Jesus. O Espírito Santo desperta-nos e nos mostra o perigo espiritual que estamos correndo. Efésios 5.14 diz “... Desperta, tu que dormes levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”.

3.       Livra-nos da queda espiritual
Se a pessoa não estiver vigilante, firme com o Senhor, normalmente, ela é levada à apostatar da fé, isto é, renunciar sua vida cristã, e o seu estado torna-se pior que o primeiro (2 Pedro 2.20-22). Mas o Espírito Santo convence, age em nosso interior, livrando-nos das tentações.

CONCLUSÃO: A queda espiritual pode levar a pessoa à apostasia e ao afastamento de Deus, o Espírito Santo tem o poder de restaurar, renovar e falar diretamente ao espírito do homem, convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário